Em 1946, uma pesquisa junto à população de São Caetano do Sul apontou o desejo dos moradores da cidade em contar com um Hospital. Ali foi o início dos trabalhos para a concepção do Hospital São Caetano (Bairro Santo Antônio), que foi inaugurado oficialmente em 1954. Em 2001, a unidade entrou em crise e, em 2010, sua falência foi decretada. Já em 2011, a Prefeitura iniciou o tombamento do espaço e, em breve, reabrirá o equipamento de saúde aos habitantes. Esse panorama completo da história de sucesso e derrocada de uma das mais tradicionais instituições hospitalares de todo o ABC é a matéria de capa da Revista de Saúde, publicação anual produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) sancaetanense e que já está sendo distribuída gratuitamente aos munícipes nas unidades de saúde da cidade.
O texto e as fotos, inclusive antigas, do Hospital São Caetano, que estão localizados entre as páginas 28 e 31 da Revista, esclarecem fatos relevantes e que marcaram a história desta importante instituição de Saúde, segundo ressalta a publicitária Luciana Patara, titular da pasta de Comunicação Social. “Ao longo dos anos, muitas pessoas achavam que o Hospital São Caetano era público. Porém, a Revista de Saúde explica que a unidade foi verdadeiramente assumida pela Prefeitura este ano”, destaca ela.
A secretária da Secom observa, porém, que, além da matéria de capa, a Revista de Saúde, ao longo de suas 36 páginas (se somadas todas as capas), contém outras reportagens muito interessantes e que fornecem ao leitor um verdadeiro raio-x do sistema público de Saúde sancaetanense. “E tudo isso em uma linguagem clara e fácil de se ler”, acrescenta.
Os textos dos quais a publicitária Luciana Patara se refere dizem respeito a temas variados, que vão desde a conquista, por parte da Saúde de São Caetano, do menor índice de mortalidade perinatal do Estado de São Paulo e dos mutirões de diversas especialidades clínicas; passam pelas campanhas de periódicas de vacinação, parcerias e brinquedotecas; e chegam até a construção do Novo Hospital Municipal, com detalhes da obra que tem entrega prevista para 2012.
Equipe – A produção da revista, sob responsabilidade de Luciana Patara, ficou a cargo dos jornalistas Alexandre Costa, Caroline Terzi, Erik Oliveira e Fernando Penteriche, além dos fotógrafos Alexandre Yort, Du Merlino, Eric Romero e Helber Aggio.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !