Dentro de dois anos os terminais aéreos de Congonhas e Guarulhos contarão
com um grande fator de desafogamento, capaz também de facilitar o trânsito
rodoviário do Sistema Anchieta-Imigrantes, que une a capital paulista ao
litoral. Está previsto para 2015 o início do funcionamento do Aeroporto Civil
Metropolitano da Baixada Santista, a ser construído na Base Aérea de Santos,
situada no Guarujá. A assinatura de outorga (concessão) da área à Prefeitura do
Guarujá foi realizada nesta terça-feira (03/12), com a presença do
vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Secretaria de
Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, além de autoridades dos municípios de
Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.
“O
aeroporto irá beneficiar a Baixada Santista e produzir um efeito extraordinário
ao estado e ao país”, disse Temer. De acordo com o ministro Moreira Franco, está
prevista a construção de 277 aeroportos regionais em todo o Brasil.
Embora o empreendimento não esteja concluído para a Copa, que se
realizará em junho de 2014, as prefeituras de Santos e Guarujá, em parceria com
a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), estão reivindicando à
Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) a liberação do uso da
Base Aérea pelas aeronaves das delegações que escolherem os municípios como
subsede desse campeonato mundial.
Para o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente ao evento, o
terminal irá contribuir para o desenvolvimento da região. “Este era o modal de
transporte que faltava e ajudará principalmente na recepção dos nossos
turistas”.
O aeroporto de Guarujá atenderá ao turismo de
passeio e de negócios, pequenas cargas, manutenção de aeronaves, aviação
offshore e executiva, além de
atividades correlatas. Também disponibilizará voos comerciais regionais, que
terão como destino, principalmente, as cidades do interior e algumas capitais,
como o Rio de Janeiro. A prefeita de Gaurujá, Maria Antonieta de Brito, pretende
transformá-lo em um aeroporto civil metropolitano, com destino a vários
estados do
País.
Praticamente todas as companhias aéreas que atuam no Brasil vêm demonstrando
interesse em operar no novo terminal, em especial a Avianca e a Azul, que
enviaram representantes ao evento para acompanhamento do processo.
Análises e
Licenças
Agora a Administração Municipal tem 120 dias para
providenciar o modelo da licitação do empreendimento, dando início aos trâmites
para o começo das obras. A Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento
Ambiental (Cetesb) já analisou o local e emitiu um termo que orienta a
elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Logo após a obtenção das licenças, a
Prefeitura de Guarujá iniciará o processo licitatório para concessão direta à
iniciativa privada, visando a construção, exploração, operação e manutenção do
equipamento.
Com
área de aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados, o aeroporto terá um
terminal de passageiros com capacidade para o trânsito de 500 mil passageiros
por ano em cerca de 17 voos diários, estacionamento com cerca de 300 vagas,
pátio de aeronaves para até quatro estacionamentos simultâneos, vias de acesso
interno e de serviço, além de áreas para hangares. Os estudos desenvolvidos
apontam para um investimento, por parte da iniciativa privada, em torno de R$ 80
milhões.
Para o presidente da Associação Brasileira
de Empresas Aéreas (Abear),
Eduardo Sanovicz, a pista do Núcleo da Base Aérea de Guarujá, com 1.390 metros,
já é um pouco maior que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro,
aceitando aviões entre 50 e 90 passageiros. Como seu índice PCN é de apenas 32,
com um recapeamento asfáltico que aumente essa resistência para um PCN superior
a 55 e uma obra de ampliação para 1.600 metros, já haveria condições técnicas de
operar até aeronaves Airbus e Boeing.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !