O III Encontro do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, com o tema "Como proteger o nosso município da tuberculose extremamente resistente", foi realizado na ultima quinta-feira pela Secretaria de Saúde de São Bernardo, no Teatro Elis Regina. O evento foi direcionado aos gerentes, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pronto-socorros e hospitais, além de outros profissionais que lidam com o controle da tuberculose.
De acordo com o secretário de Saúde, o objetivo do encontro foi sensibilizar os profissionais de saúde da rede municipal sobre a importância de fazer o diagnóstico, busca ativa e o tratamento adequado para o controle da doença. "Essas ações são fundamentais para que não tenhamos que enfrentar o problema da resistência. Isso impede que os nossos pacientes sejam curados e aumenta a transmissão da doença", disse.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose destacou os motivos pelos quais as pessoas abandonam o tratamento, que podem estar relacionados a problemas sociais graves, como desemprego e falta de residência fixa, entre outros. "As pessoas que mais abandonam o tratamento são alcoolistas, usuários de drogas, pessoas do sexo masculino e baixo nível social", disse.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !