Marcação de consultas com ginecologista é de até 3 meses na região

sexta-feira, 30 de abril de 2010

A marcação de  consultas com ginecologista em uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Grande ABC podem esperar até três meses para serem atendidas. Para marcar uma mamografia a paciente pode ter de esperar o mesmo período. Já para receber o resultado do exame papanicolau o prazo chega a cinco meses.
  "Toda vez é a mesma coisa, chego a esperar dois meses para passar com o médico. O número de especialistas não é suficiente para tanta gente. E se nesse meio tempo se eu fico doente como fica?", questionou a pensionista Manoela Francisca da Cruz, 68 anos, do Parque São Bernardo.
A região possui cerca de 260 ginecologistas na rede pública, sendo 186 nas UBSs.
Em São Bernardo são 65 ginecologistas e, segundo a Prefeitura, há problemas de demora no agendamento nas unidades do Alvarenga, Represa, Santa Cruz e União por conta da saída de profissionais, "mas a situação já está sendo regularizada".
De acordo com Ministério da Saúde, o recomendado é que cada cidade tenha um especialista para cada 5.000 habitantes. Em São Bernardo, a proporção é de um ginecologista para cada 12.753.
Santo André é a segunda em demora no agendamento. Quem quiser passar com o especialista terá de esperar até junho. "Eu marquei uma consulta em dezembro do ano passado para ser atendida em fevereiro. Nesse tempo muita coisa pode acontecer", disse a auxiliar Elza Soares, 34, da Vila Assunção, enquanto esperava para ser atendida com a filha na UBS Centro. A cidade tem 105 ginecologistas na rede pública, sendo 45 em UBSs. Em Diadema, são 35 profissionais e o tempo máximo de espera é de até 20 dias na UBS Jardim ABC. Em Ribeirão Pires, tem consulta para daqui a 18 dias, segundo a UBS Ouro Fino. A administração informou que está com concurso público aberto para completar o quadro de 20 especialistas. As inscrições vão até o dia 14 de maio.
A Prefeitura de Mauá não respondeu aos questionamentos e a de Rio Grande da Serra não informou o número de profissionais.
Mauá e São Caetano foram as cidades com o menor tempo de espera. Na UBS Parque Capuava, em Mauá, era possível agendar consulta na mesma semana. Na UBS Dolores Massei, no bairro São José, em São Caetano, há três ginecologistas e a moradora consegue marcar para a mesma semana. Em outras unidades o prazo é de no máximo dez dias.
REDE PRIVADA - Não é só na rede pública que há demora. A reportagem entrou em contato com os convênios e o tempo de espera varia entre 15 dias e um mês para consulta com um ginecologista. "Se esperamos na rede pública pelo menos não estamos pagando, ao contrário daqueles que têm convênio", disse a balconista Iraildis Jesus Santos, 30, de Santo André.
Quem não tem convênio e quiser recorrer a consulta particular deve se preparar. Em 11 clínicas consultadas, os preços variam de R$ 80 em Santo André a R$ 300 em São Caetano. O prazo máximo para passar com o médico é 15 dias

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. TV e Jornal Impacto Total - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger