Ação é resultado do Patrulhamento Comunitário Integrado
O Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI), programa que vem sendo desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande desde a última quarta-feira, já está dando resultados práticos. Um exemplo foi o flagrante de furto ocorrido na manhã desta sexta-feira (03), na Praça Portugal, no bairro Guilhermina.
De acordo com informações da equipe que estava em patrulhamento pelo local, inesperadamente, a vítima teve um celular levado por um rapaz quando passava pela praça. Imediatamente, comunicou o crime, que foi transmitido pela rede de rádio da Guarda Civil Municipal.
O bairro Guilhermina é um dos oito bairros que integram o PCI e uma viatura da GCM já estava em patrulhamento pelas imediações, conseguindo localizar rapidamente o suspeito com base nas informações sobre a direção que ele havia seguido e suas características físicas.
Reconhecido pela vítima, o adolescente de 15 anos, foi encaminhado ao 1º DP da Cidade, no Boqueirão. Para o delegado-titular do distrito, Luiz Evandro de Souza Medeiros, o PCI só tem a acrescentar à segurança do Município. “Os investimentos em novas viaturas e em pessoal já estão produzindo efeitos. Nos últimos dias, foram várias ocorrências trazidas pela GCM e que, com certeza, são resultado do PCI”.
PCI - A área inicial do projeto abrange dois setores, o número 1 correspondente aos bairros Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina e Aviação; e o setor 4 é composto pelo bairros Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia e Antártica.
A finalidade do PCI é realizar patrulhamento preventivo com foco na causa dos problemas. O policiamento atua dentro dos limites geográficos do bairro ao qual está prevista a atividade operacional, facilitando dessa forma a familiarização e aumentando a capacidade de observação e resolução de problemas. O Guarda Civil, com o apoio de profissionais de outras áreas
temáticas da Prefeitura, é um elo entre a comunidade e a Administração Pública na resolução de conflitos sociais.
Além das viaturas funcionando 24 horas, as bases móveis também integram o programa.
Guarda Civil - Referência para diversas cidades e estados, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande iniciou as atividades em 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. Em 1989, foi criada a Sub-secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).
Reestruturada em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal, contando com 294 integrantes formados em ambiente universitário através de convênio com a Prefeitura e a Universidade Monte Serrat (Unimonte). Em 2003, mais 100 GCMs foram formados. Nova contratação foi realizada em 2012.
Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Segurança Pública e conta com efetivo de 299 guardas e frota de 23 veículos quatro rodas, duas Bases Comunitárias, duas bases fixas, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, 15 bicicletas, além do apoio do Canil com um efetivo de 12 cães.
Os guardas passam por cursos e capacitações constantes com instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma de fogo.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !