Com o objetivo de discutir o programa Cidade Amiga do Idoso , da Organização Mundial da Saúde (OMS), a comissão composta de representantes de diversos setores da Prefeitura de São Caetano do Sul realizou mais um encontro. Durante a reunião, que ocorreu na manhã desta terça-feira (13/9), na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais), foram debatidas as ações que já vem sendo realizadas no município, além de definir estratégias a serem implantadas em breve.
A partir do Programa Amigo do Idoso, que objetiva preparar melhor os servidores públicos e de empresas privadas prestadoras de serviço para o atendimento ao público da Terceira Idade, centenas de pessoas já foram capacitadas. Só em 2011, mais de 200 receberam seus certificados.
Programa – Seguindo a abordagem da OMS para o envelhecimento ativo, o objetivo da iniciativa é mobilizar cidades para que se tornem mais amigas do idoso, para poderem usufruir o potencial que esta camada da população representa para a humanidade. Uma Cidade Amiga do Idoso aperfeiçoa oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.
Neste contexto, se torna necessária a adaptação de estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade. São eles: reconhecer a ampla gama de capacidades e recursos entre os idosos; prever e responder, de maneira flexível, às necessidades e preferências relacionadas ao envelhecimento; respeitar as decisões dos idosos e o estilo de vida que escolheram; proteger aqueles que são mais vulneráveis; e promover a sua inclusão e contribuição a todas as áreas da vida comunitária.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !