Isabel Allende ganha Prêmio Nacional de Literatura no Chile

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Isabel Allende é autora de obras como 'A Casa dos Espíritos'

A romancista Isabel Allende foi agraciada hoje com o Prêmio Nacional de Literatura 2010 do Chile, após a escolha de um júri presidido pelo ministro da Educação local, Joaquín Lavín, que informou que a decisão foi tomada pela maioria.
A autora de A Casa dos Espíritos e de outras obras, que em conjunto tiveram aproximadamente 55 milhões de exemplares vendidos no mundo todo e traduzidos para 27 idiomas, saiu vencedora de uma lista de candidatos entre os quais figuravam Antonio Skármeta, Poli Délano, Hernán Rivera Letelier e Enrique Lafourcade, entre outros.
Nascida em 1942, em Lima, onde seu pai era embaixador do Chile, Isabel se transforma assim na quarta mulher que obtém o prêmio, que é entregue a cada dois anos. Antes, Gabriela Mistral (1951), Marta Brunet (1961) e Marcela Paz (1982) já haviam sido agraciadas.
Ao comunicar a escolha da também autora de Filha da Fortuna, De amor e sombra e Paula, entre outras obras, o ministro Lavín afirmou que, na opinião do júri, ela "revalorizou o papel do leitor, não só no Chile, mas também no fora do país".
Isabel, que se encontra em sua casa em San Francisco (EUA), foi informada do prêmio pelo próprio Lavín antes do anúncio oficial e, segundo a jornalista chilena DeLia Vergara, amiga da escritora, estava "muito emocionada".
Além de Lavín, o júri foi formado pelo reitor Universidad de Chile, Víctor Pérez; o poeta Raúl Zurita, Prêmio Nacional de Literatura em 2000; o reitor da Universidad Católica do Norte, Misael Camus, representando o Conselho de Reitores; e o membro da Academia Chilena da Língua, Cedomil Goic.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. TV e Jornal Impacto Total - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger