Prefeito sanciona lei que institui o
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
O
prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro, sancionou a Lei
Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013, que institui oficialmente o
Plano Municipal de
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O projeto foi aprovado pelos vereadores, na sessão do dia 3 de dezembro da Câmara.
A nova legislação dispõe
sobre princípios, procedimentos e critérios referentes à geração,
acondicionamento, armazenamento,
coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos e
estabelece regras ao gerenciamento integrado, incluindo a gestão e a
prestação dos serviços.
Com
o apoio do Poder Executivo, o plano será implantado e executado pelo
Departamento de Água e Esgoto (DAE), que entregou à Prefeitura,
em 24 de abril deste ano, no Plenário dos Autonomistas, o documento
consolidado, que contém, ao todo, 344 páginas. Nele, consta as ações
planejadas para os próximos 20 anos sobre a responsabilidade
compartilhada dos resíduos gerados na cidade. Retomado em
2013, o trabalho de elaboração contou com
a participação ativa dos diversos setores sociais e econômicos da
sociedade civil em reuniões temáticas e conferência pública.
Coordenado
pela Divisão de Resíduos Sólidos da autarquia, em parceria com o
Executivo, o PMGIRS segue a Lei Municipal nº 5.039, de 24
de novembro de 2011, a Lei Federal nº 11.445/07, que estabelece o Plano
Nacional de Saneamento Básico (Plansab), e a Lei Federal nº 12.305/10,
que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Tratam-se
de instrumentos importantes para permitir
o avanço necessário ao município no enfrentamento dos principais
problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo
inadequado dos resíduos sólidos.
O
texto da nova lei e a íntegra do plano estão disponíveis na internet.
Os interessados podem acessar o endereço eletrônico oficial (hotsite)
www.daescs.sp.gov.br/residuos-solidos e também a home do site da Prefeitura
www.saocaetanodosul.sp.gov.br.
Sobre o DAE/SCS
O
Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul é uma
autarquia municipal que promove estudos e trabalhos técnicos relativos
à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de
água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração
dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação
das taxas e tarifas referentes aos serviços
prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas
pelos seus serviços.
A
autarquia municipal foi criada em 19 de dezembro de 1969, pela Lei n.º
1.813, e tem capacidade jurídica de direito público e autonomia
administrativa e financeira. O trabalho do DAE levou São Caetano, em
1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem
100% de infraestrutura de saneamento básico. Em 2009, o primeiro da
Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento
de esgoto.
A
água que abastece os sulsancaetanenses vem do Sistema Cantareira e o
esgoto é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE)
ABC, ambos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado
de São Paulo (Sabesp). Ao todo, são 73 mil imóveis atendidos, entre
residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num
universo consumidor de 149 mil munícipes. As
redes de água e de esgoto possuem, respectivamente, 445 e 324
quilômetros de tubulação instalada.
É
pioneiro na utilização da água de reúso no Brasil, uma iniciativa
responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o
tratamento e a destinação final do lixo e o Centro de Triagem da Coleta
Seletiva, localizado no Bairro Prosperidade, onde
é feita a separação e o encaminhamento dos materiais recicláveis
recolhidos diariamente na cidade.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !